Actividades do CONFAM

  • Lançamento do CONFAM


    No dia 15 e de 16 de Março de 2012, pelas 9:00 horas, no Girassol Indy Congress Hotel, com a honrosa presença de Suas Excias o Ministro da Indústria e Comércio e Ministro da Saúde, decorreu o Workshop de lançamento do Comité Nacional para a Fortificação de Alimentos de Moçambique (CONFAM),

    Read more

  • CONFAM na Feira de Saúde


    O Programa Nacional de Fortificação dos Alimentos juntou-se, no dia 15 de Junho de 2013, à Feira de Saúde Infanto-juvenil, uma iniciativa da esposa do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Celestina Jeque, realizada no contexto da quinzena da criança africana.

    Read more

  • Primeiros Doseadores Premix


    Teve lugar, no dia 18 de Setembro de 2013, nas instalações da Companhia Industrial da Matola (CIM) e nas Indústrias MEREC, a entrega do Primeiro Equipamento para Fortificação de Alimentos (Doseadores de Premix) nas indústrias no âmbito do Programa Nacional de Fortificação de Alimentos de consumo massivo .

    Read more

  • Formacao de Gestores da Pagina Web

    O Ministro da Industria e Comercio S. Excia Armando Inroga procedeu a entrega dos equipamentos nas fabricas de óleo em Maputo.
     
     
     
     
     
     
     

    Read more

  • MIC e MISAU lançam Produtos Alimentares Fortificados

    O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) em conjunto com o Ministério da Saúde (MISAU), na qualidade de Presidente e Vice-presidente do Comité Nacional para a Fortificação de Alimentos de Moçambique (CONFAM), organizaram a Cerimónia de Lançamento de Produtos Alimentares Fortificados. 

    A cerimónia foi orientada pelos Ministros da Indústria e Comércio, Armando Inroga e da Saúde Alexandre Manguele e contou com a presença de representantes das instituições do governo, sector privado e dos parceiros do programa Nacional de Fortificação de Alimentos.

    Read more

A feira de saúde decorreu sob o lema “Crescimento saudável, futuro mais próspero”, com maior enfoque para a componente de nutrição.

O evento contou com a participação de cerca de 1500 crianças provenientes de várias escolas da capital moçambicana, mil das quais vestiram camisetas com o selo dos Alimentos Fortificados. Celestina Jeque disse que “a quinzena da criança africana é uma oportunidade para nos lembrar dos nossos pequenos. Sempre realizamos feiras de saúde para adultos e nos esquecemos das crianças”.

As actividades iniciaram logo cedo, com uma marcha que teve como ponto de partida a Praça da Independência, em frente ao Municipal, e o de chegada, o circuito de manutenção física, António Repinga, na baixa da cidade, onde várias acções tiveram lugar, com destaque para as exposições de alimentos diversos e palestras sobre alimentação saudável.

 “Temos aqui em exposição vários tipos de alimentos para que as crianças possam aprender os bons hábitos de alimentação” - acrescentou a patrona do evento.

Entre outras brincadeiras, as crianças realizaram exercícios físicos, mas principalmente aprenderam, umas com as outras, que para a prática dessas actividades é importante que se alimentem adequadamente.

E como entretenimento rima com conhecimento, os pequenos divertiram-se fazendo exercícios de pintura da roda dos alimentos com a qual conheceram os cinco grupos alimentares e a importância de cada um.

Depois de cerca de sete horas de actividades, crianças e adultos aprenderam que comer é uma necessidade para o organismo. É fundamental para o crescimento físico e desenvolvimento intelectual na infância e na adolescência, mas também para o bom funcionamento e boa saúde do corpo em qualquer idade.